viabilidade política e financeira - MENSAGEM DO TOMAZ

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viabilidade política e financeira - MENSAGEM DO TOMAZ

Mensagem  gil.riopomba em Sex Mar 16, 2012 11:46 am

Prezados

Primeiramente gostaria de deixar claro que nunca nutri ilusões quanto à dificuldade de se aprovar uma proposta como esta. O que defendi, e continuo defendendo, é que tal proposta não é inconstitucional. É essa a ideia central que defendo.

Portanto, quanto à sua viabilidade política e financeira não tenho ilusões.

Todos sabemos que uma proposta dessas causaria grande impacto nas contas do governo, mas não devemos esquecer que podem ser elaboradas e negociadas algumas "alternativas" capazes de diminuir o impacto financeiro, como por exemplo, se "todos os servidores de nível intermediário, que possuam escolaridade de nível superior, fossem enquadrados no início da classe de nível superior", e a partir daí sim poderiam progredir a cada ano de efetivo exercício.

Acho que isso deve ser dito logo, imediatamente, como uma forma de reduzir o impacto. A proposta que foi cunhada inicialmente é o "melhor dos mundos", tem tudo de bom, mas não devemos nos iludir quanto à sua viabilidade. No final das contas, tudo dependerá da capacidade de mobilização dos servidores e da direção do IBGE.

Nesse contexto, algumas considerações e perguntas têm chegado sobre o cargo de Especialista em Informações Geográficas e Estatísticas e tenho tentando responder à todas, com bastante serenidade.

A principal delas, e que a meu ver acaba sendo a questão central sobre a viabilidade de um cargo único, e uma única carreira, trata-se da dúvida que existe quanto às atribuições dos diferentes níveis, especialmente os de nível superior e os de nível especial, ou de pós-graduação.

A pergunta que chegou foi a seguinte:

Um servidor de nível intermediário que possua curso superior será enquadrado no cargo de Especialista, Classe 2, ou seja, classe correspondente ao nível superior. Significa então dizer que este servidor passa a exercer atividades de nível superior, mesmo que seu curso nada tenha a ver com a realidade do IBGE?

Para responder a esta pergunta é necessário partir de duas premissas, uma falsa e outra verdadeira.


PREMISSA FALSA:

“Todo servidor ocupante de cargo de nível superior exerce atividades de nível superior.”

Essa premissa é falsa na medida que as atividades de nível superior obviamente “englobam” as atividades de nível intermediário. Em outras palavras, significa dizer que um servidor de nível superior está apto a realizar “também' atividades de nível intermediário. Exatamente como acontece hoje, na carreira atual. Temos Analistas em Planejamento e Gestão e Tecnologistas lotados em áreas que não têm atividades de nível superior, áreas cujas tarefas são meramente administrativas, de pouca ou nenhuma complexidade, ou mesmo servidores que, embora lotados em áreas que desenvolvam atividades de nível superior, não possuem as competências necessárias, adequadas ou desejadas para desenvolverem tais atividades. Portanto, não necessariamente um servidor enquadrado no nível superior terá que, de uma hora para outra, passar a desenvolver atividades de nível superior. Poderá até ser capacitado para tal, mas isso dependerá das suas competências e das tarefas que lhe forem atribuídas pelo seu gerente.


PREMISSA VERDADEIRA:

“Toda atividade que exige um nível maior de responsabilidade, tendo em vista seu maior grau de complexidade, deve ser exercida por servidor que possua escolaridade de nível superior, além das competências necessárias, adequadas e desejadas para desenvolver tal atividade.”

Essa premissa é verdadeira na medida que as atividades de maior complexidade exigem conhecimentos específicos de nível superior, ou de pós-graduação, conforme o caso, além de exigir do servidor determinadas competências, digamos “essenciais”, para o desenvolvimento da tarefa. Exatamente como também ocorre hoje na atual carreira, ou seja, existem servidores que estão enquadrados em cargos de nível intermediário mas que possuem escolaridade de nível superior e também são portadores de competências essenciais (necessárias, adequadas e desejadas) para desenvolverem tarefas de grande complexidade. No final das contas, a tarefa que lhe é atribuída deve estar adequada ao seu nível de escolaridade e perfil, ou seja, é o Gerente quem deve atribuir ao servidor as tarefas que lhe cabem, seja pela formação, seja pelas competências que reúne.


CONCLUSÃO

No cargo único de Especialista em Informações Geográficas e Estatísticas os servidores serão enquadrados na classe correspondente ao seu nível de escolaridade. Já as tarefas que lhes cabem continuarão essencialmente sendo as mesmas, visto que atualmente já desenvolvem tarefas de acordo com os seus perfis. Na verdade, a nova carreira, e o novo cargo, possibilitarão aos atuais servidores “desenvolverem-se” na carreira e este desenvolvimento poderá ser realizado a partir de um grande programa de treinamento, desenvolvido com base no mapeamento das competências do nosso quadro funcional. Significa dizer que alguns servidores poderão se aperfeiçoar, realizando cursos de graduação ou pós-graduação, de acordo com o interesse do IBGE, obviamente alinhado com o interesse também do servidor, de forma que possa ter a escolaridade e competências essenciais para exercer atividades de maior complexidade. Com isso, ganha o IBGE que não precisará realizar concursos públicos, posto que poderá aproveitar o pessoal da casa disposto a adquirir expertise e competências essenciais para as atividades finalísticas da instituição. Ganha também o servidor, que terá a chance de se sentir parte integrante de um projeto maior, que terá grande impacto em sua própria vida, na medida em que será valorizado pelo seu conhecimento e pela forma como realiza suas tarefas.

Atenciosamente,

Tomaz José de Souza Junior
Analista em Planejamento e Gestão
Av. Franklin Roosevelt nº 146/604
Tel. (21) 2142-8771
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