Relatório da 1ª reunião do GT para revisão de Carreira.

Ir em baixo

Relatório da 1ª reunião do GT para revisão de Carreira.

Mensagem  César Machado em Qua Jan 18, 2012 2:06 pm

Relatório da reunião do GT para revisão de Carreira.
Caros Colegas,
Dia 16 passado realizamos a 1ª reunião paritária Assibge/IBGE visando modificações em nossa Carreira de Cargos e Salários. Participaram pelo ASSIBGE, Susana Drumond (UE-RJ), Elias(Canabarro), Cleide Viana(BA), Cleiton(PR) e Sebastião César(MG), e pelo IBGE, Antônio Fernando, Paula (RH), Franklin, Carla e Scorza (UE-RJ). Embora a reunião tenha transcorrido em clima de cordialidade e respeito mútuo, logo de início discordamos do ponto de vista do grupo institucional que entendia que nossa discussão teria o papel de levar subsídio para o Comitê de Carreira, e este sim, conduziria as negociações com o Governo. Fomos incisivos quanto ao papel do GT, reafirmando que o acordo tríplice, ASSIBGE X IBGE X Governo, estabeleceu que o GT é que conduzirá as negociações, composto paritariamente por 5 membros da ASSIBGE e 5 da Direção do IBGE. Na impossibilidade de superação do impasse naquele momento, de comum acordo, entendemos que isso não inviabilizaria a discussão e que poderíamos avançar na busca do consenso. Assim, em razão do curto tempo para discussão, levando-se em conta o calendário achatado pelo ano eleitoral, e já procurando alinhar nossos interesses aos pontos que o Governo já sinalizou que pode ceder com mais facilidade, acordamos uma pauta com 6 temas principais:
1-Desenvolvimento da Carreira (promoções, progressões, interstícios,etc.),
2-Gratificação de Qualificação (TR, GQ),
3-Gratificação Produtivista (GDIBGE),
4-Nova Tabela Salarial (aproximação das tabelas NI x NS c/proporcionalidade entre elas);
5-Buscar forma p/agregar tempo de serviço dos ex NI concursados p/NS e;
6-Buscar forma p/restituir aos concursados 2006 a homologação da avaliação anterior à regulamentação.(entendo os temas 5 e 6 como subitens dos 3 primeiros e que já poderiam ter sido tratados pelo Comitê de Carreira, contudo, não poderíamos deixar de discuti-los, uma vez proposto pelo Grupo Institucional - grifo meu).

Esclarecemos que esta primeira reunião foi bastante genérica e visou mais o conhecimento dos pontos de interesse das partes. Entretanto, observamos que o IBGE já tem um norte para oferecer e dos 6 temas acordados 5 foram propostos pelo grupo Institucional e por nós aceitos (eram tbm nossos), sendo apenas proposição direta nossa o tema 4 - Tabela Salarial com valorização do NI, eixo principal de nosso pleito. Colocamos de forma clara e incisiva nossa insatisfação com distanciamento das tabelas, sem jamais desmerecer a importância dos cargos de NS para a instituição, mas questionado o real valor de NI para esta e propondo uma aproximação e uma proporcionalidade entre as carreiras. Cobramos mesmo, que o IBGE dissesse quanto valia a hora de trabalho do NI em relação ao NS. O senhor Antônio Fernando falou que o IBGE reconhece a importância do NI mas não saberia responder neste nível de detalhamento que cobramos. Acredito que nosso maior embate será neste item e a categoria precisa estar atenta e disposta a cobrar seu real valor. Acordado os temas, acertamos reunião para discussão do primeiro - Desenvolvimento da Carreira - para 09/02/2012.
Diante disso, no intuito de democratizar a discussão, deliberamos por um Seminário para os dias 3 e 4 de fevereiro, no Rio de Janeiro, com a participação de todos os núcleos, onde levaremos alguns especialistas e líderes de de categorias afins que já estão em estágio mais adiantado nessa discussão.
Delegados para o Seminário:
Núcleos com até 500 filiados - 1 delegado;
Núcleos com 501 a 1000 filiados - 2 delegados;
Núcleos com mais de 1000 filiados - 3 delegados.
O GT enviará material para todos os Núcleos para que estes discutam na base e levem através dos delegados uma visão geral dessa.
Maiores informações estarão no próximo Jogo Rápido.
Vamos aprofundar a discussão em Minas Gerias!
Abraços a todos, César.

César Machado
Admin

Número de Mensagens : 8
Idade : 62
Data de inscrição : 21/12/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum