Relatório da 1ª reunião do GT para revisão de Carreira.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Relatório da 1ª reunião do GT para revisão de Carreira.

Mensagem  César Machado em Qua Jan 18, 2012 2:06 pm

Relatório da reunião do GT para revisão de Carreira.
Caros Colegas,
Dia 16 passado realizamos a 1ª reunião paritária Assibge/IBGE visando modificações em nossa Carreira de Cargos e Salários. Participaram pelo ASSIBGE, Susana Drumond (UE-RJ), Elias(Canabarro), Cleide Viana(BA), Cleiton(PR) e Sebastião César(MG), e pelo IBGE, Antônio Fernando, Paula (RH), Franklin, Carla e Scorza (UE-RJ). Embora a reunião tenha transcorrido em clima de cordialidade e respeito mútuo, logo de início discordamos do ponto de vista do grupo institucional que entendia que nossa discussão teria o papel de levar subsídio para o Comitê de Carreira, e este sim, conduziria as negociações com o Governo. Fomos incisivos quanto ao papel do GT, reafirmando que o acordo tríplice, ASSIBGE X IBGE X Governo, estabeleceu que o GT é que conduzirá as negociações, composto paritariamente por 5 membros da ASSIBGE e 5 da Direção do IBGE. Na impossibilidade de superação do impasse naquele momento, de comum acordo, entendemos que isso não inviabilizaria a discussão e que poderíamos avançar na busca do consenso. Assim, em razão do curto tempo para discussão, levando-se em conta o calendário achatado pelo ano eleitoral, e já procurando alinhar nossos interesses aos pontos que o Governo já sinalizou que pode ceder com mais facilidade, acordamos uma pauta com 6 temas principais:
1-Desenvolvimento da Carreira (promoções, progressões, interstícios,etc.),
2-Gratificação de Qualificação (TR, GQ),
3-Gratificação Produtivista (GDIBGE),
4-Nova Tabela Salarial (aproximação das tabelas NI x NS c/proporcionalidade entre elas);
5-Buscar forma p/agregar tempo de serviço dos ex NI concursados p/NS e;
6-Buscar forma p/restituir aos concursados 2006 a homologação da avaliação anterior à regulamentação.(entendo os temas 5 e 6 como subitens dos 3 primeiros e que já poderiam ter sido tratados pelo Comitê de Carreira, contudo, não poderíamos deixar de discuti-los, uma vez proposto pelo Grupo Institucional - grifo meu).

Esclarecemos que esta primeira reunião foi bastante genérica e visou mais o conhecimento dos pontos de interesse das partes. Entretanto, observamos que o IBGE já tem um norte para oferecer e dos 6 temas acordados 5 foram propostos pelo grupo Institucional e por nós aceitos (eram tbm nossos), sendo apenas proposição direta nossa o tema 4 - Tabela Salarial com valorização do NI, eixo principal de nosso pleito. Colocamos de forma clara e incisiva nossa insatisfação com distanciamento das tabelas, sem jamais desmerecer a importância dos cargos de NS para a instituição, mas questionado o real valor de NI para esta e propondo uma aproximação e uma proporcionalidade entre as carreiras. Cobramos mesmo, que o IBGE dissesse quanto valia a hora de trabalho do NI em relação ao NS. O senhor Antônio Fernando falou que o IBGE reconhece a importância do NI mas não saberia responder neste nível de detalhamento que cobramos. Acredito que nosso maior embate será neste item e a categoria precisa estar atenta e disposta a cobrar seu real valor. Acordado os temas, acertamos reunião para discussão do primeiro - Desenvolvimento da Carreira - para 09/02/2012.
Diante disso, no intuito de democratizar a discussão, deliberamos por um Seminário para os dias 3 e 4 de fevereiro, no Rio de Janeiro, com a participação de todos os núcleos, onde levaremos alguns especialistas e líderes de de categorias afins que já estão em estágio mais adiantado nessa discussão.
Delegados para o Seminário:
Núcleos com até 500 filiados - 1 delegado;
Núcleos com 501 a 1000 filiados - 2 delegados;
Núcleos com mais de 1000 filiados - 3 delegados.
O GT enviará material para todos os Núcleos para que estes discutam na base e levem através dos delegados uma visão geral dessa.
Maiores informações estarão no próximo Jogo Rápido.
Vamos aprofundar a discussão em Minas Gerias!
Abraços a todos, César.

César Machado
Admin

Número de Mensagens : 8
Idade : 61
Data de inscrição : 21/12/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum